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14
janeiro 2014

Como ter um e-commerce de sucesso?

Como ter um e-commerce de sucesso?

Como ter um e-commerce de sucesso? Alguns pontos que devemos ressaltar sempre são a elaboração de um plano de negócios; a criação e o conhecimento do plano financeiro; a escolha de uma plataforma e métodos de pagamento; colocar em ação os meios de segurança; e então começar a conduzir sua loja, cadastrando produtos com a criação de fichas técnicas, descrição e controle de estoque; fortalecer o marketing on-line; arquitetar o serviço de atendimento ao consumidor; e por fim fazer a administração do dia-a-dia que nada mais é que observar o andamento e a funcionalidade de todos os itens anterior. Um plano de negócios é a base do seu projeto, pois é nele que estarão estabelecidas metas, propostas, segmento da sua loja, características do público alvo, ou seja o alicerce, é no plano de negócios que você irá encontrar todas as respostas que precisar. O plano financeiro é onde estará definido todo o capital disponível para cada etapa do seu e-commerce. Quanto um empresário investiu e quanto será gasto para determinada ação, enfim esse plano será como um roteiro onde você deverá estar sempre embasado para não ter experiências financeiras inesperadas. Estando sempre a frente e conhecendo todos os passos econômicos que o projeto de loja virtual dará. A plataforma e os métodos de pagamento são o que podemos chamar de ponto de equilíbrio da loja. Uma plataforma de e-commerce é o meio onde você vai gerenciar a loja, cadastro de clientes, cadastro de produtos, controle de estoque, valores recebidos e a receber, enfim é a partir desse ponto que você terá uma visualização mais ampla da loja na web. Os métodos de pagamento são aquelas velhas formas conhecidas de como conquistar o cliente e você deve escolher aqueles que mais se adaptam ao seu público, como boleto, transferência e depósitos bancários, cartões de crédito, formas de parcelamento, enfim existe toda uma variedade. E é importante que escolha também empresas que prestam suporte financeiro, como o Pagseguro e o Paypal, pois esses meios garantem segurança para você e para o cliente. Colocar em ação todas as ferramentas apresentadas no artigo anterior para tornar o seu site um ambiente seguro, como por exemplo, apresentar e-CNPJ, ter parcerias com empresas de pagamento reconhecidas. Além disso, apresentar uma URL clara e passar uma imagem de confiança são mais formas de fazer com que o cliente se sinta confortável ao acessar e seja impulsionado a comprar. A partir de então começa a parte mais importante para o cliente. Cadastrar os produtos de maneira correta vai muito além de escrever o nome, é preciso especificar cor, tamanhos, utilidade e principalmente quantidade, pois nada é pior que vender e não ter como entregar. Uma boa descrição e imagens claras farão com o que futuro cliente acredite que realmente precise daquele item, então capriche bem, e contrate alguém apenas para fazer isso.Tenha uma atividade constante na web, esteja presente em ambientes que seu público visita, crie campanhas e emails marketing de qualidade. Capacite pessoas para responder e ajudar seus clientes. Nada é mais promissor que um pré e pós venda que se preocupe com a opinião e demonstre preocupação em satisfazer o consumidor. E então o e-commerce está pronto para ir para o ar. Agora é só manter e seguir todos os passos consultando sempre o plano financeiro e o plano de negócios. É sempre bom lembrar que para cada uma dessas etapas é muito importante contar com a ajuda e pessoas capacitadas e engajadas a fazer o que foi proposto, querer abraçar o mundo todo nunca deu muito certo, e em um e-commerce não seria diferente. Contrate profissionais ou uma agência especializada para garantir que cada item estará sendo cumprido e assim garanta o sucesso. Até mais!

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