Contato:3201-8339/8338
 

Estágio

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

O Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UFPA configura-se como um espaço de articulação da teoria com as habilidades específicas do fazer pedagógico, objetivando uma formação teórico-prática sólida que possibilite ao aluno problematizar teoricamente a realidade das instituições educativas e apontar transformações para as dificuldades enfrentadas.

A carga horária de 340 horas do Estágio está dividida em cinco atividades: Estágio na Educação Infantil I e II; Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e II; e Estágio de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares. A perspectiva é que os estagiários possam alternar períodos de reflexão, análise e problematização com períodos de elaboração de alternativas de solução para os problemas identificados nas escolas e passíveis de intervenção no âmbito pedagógico. (PPC, 2011, p. 93).

A carga horária total de 340 horas inclui atividades integradoras com outros componentes do corpo de conhecimento do Curso. As atividades integradoras serão realizadas de forma colaborativa por meio de seminários, colóquios entre outros, de forma a articular a contextualização da teoria com as habilidades específicas que é função do Estágio ampliar e aperfeiçoar: elaborar, executar e avaliar projetos de ensino em situações diversas e contextualizadas na história social, nas práticas institucionais e na cultura pedagógica. (PPC, 2011, p. 93 e 94).

Os estágios como tempos curriculares que extrapolam a ambiência universitária e promovem a inserção dos estudantes em contextos educativos diversos podem cumprir um importante papel de integração e dinamização do trabalho coletivo na medida em que forem reconhecidos como tempo de aprendizagem e valorizados em seu potencial de articulação teoria/prática. A escavação de ambientes educativos que os estágios realizam pode gerar projetos integrados de investigação por coletivos heterogêneos de professores, de modo a capacitar os estudantes para o desenvolvimento de competências crítico-analíticas sobre a realidade social e profissional em que estão inseridos, e ação propositiva sobre seus problemas. (PPC, 2011, p. 85).

Os estágios, por serem Atividades Curriculares de natureza prática, não poderão ser ofertados na forma de tutoria. (UFPA, Resolução 4.399/2013, Art. 50).

Da mesma forma, não será concedido exercício domiciliar ao discente matriculado nas atividades curriculares de estágio curricular. (UFPA, Resolução 4.399/2013, Art. 42).

 - MODELO OFÍCIO

- ACORDO UFPA-SEMEC

- FICHA ESTÁGIO  - ENSINO

- FICHA ESTÁGIO – GESTÃO

- OFÍCIO DE ENCAMINHAMENTO DE ESTÁGIO

 
 
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

 

 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>