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Docentes

Quadro permanente

O quadro permanente do Instituto de Ciências da Educação é formado por 76 (SETENTA E SEIS) professores, que atuam em dois cursos de graduação, em dois Programa de Pós-graduação, e em diversos cursos de Licenciatura: Letras, Matemática, História, entre outros.

Nome

Faculdade

Carrira

Regime

Titulação

1.      Adelice Sueli Braga Delgado

Educação

Adjunto

DE

Mestrado

2.      Almira Célia de Cristo Teixeira

Educação

Assistente

DE

Mestrado

3.      Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães

Educação

Adjunto

DE

Mestrado

4.      Andréa Pereira de Oliveira

Educação

Assistente

DE

Mestrado

5.      Carlos Jorge Paixão

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

6.      Carlos Nazareno Ferreira Borges

Ed. Física

Associado

DE

 Doutorado

7.      Celi da Costa Silva Bahia

Educação

Associado

DE

Doutorado

8.      Celita Maria Paes de Sousa

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

9.      Christian Pinheiro da Costa

Ed. Física

Adjunto

DE

 Doutorado

10.    Christianne Tatiana Ramos de Souza

Educação

Adjunto

DE

Mestrado

11.    Dalva Valente Guimarães Gutierres

Educação

Associado

DE

Doutorado

12.    Douglas da Cunha Dias

Ed. Física

Associado

DE

 Doutorado

13.    Edna Abreu Barreto

Educação

Associado

DE

Doutorado

14.    Edna de Oliveira Evaristo

Ed. Física

Auxiliar

DE

  Especialista

15.    Edna Leonor Reis Guedes

Educação

Assistente

DE

    Mestrado

16.    Eliana da Silva Felipe

Educação

Associado

DE

Doutorado

17.    Émina Márcia Nery dos Santos *

Educação

Titular EBTT

DE

Doutorado

18.    Eunice Léa de Moraes

Educação

Adjunto

DE

Mestrado

19.    Evanildo Moraes Estumano

Educação

Adjunto

DE

Mestrado

20.    Fabíola Bouth Grelo Katto

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

21.    Fátima de Souza Moreira

Ed. Física

Assistente

DE

Mestrado

22.    Fernando Augusto de Oliveira e Silva Filho

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

23.    Flávius Augusto Cunha

Ed. Física

Adjunto

DE

Mestrado

24.    Georgina Negrão Kalife Cordeiro

Educação

Associado

DE

Doutorado

25.    Ítalo Sérgio Campos

Ed. Física

Associado

DE

Doutorado

26.    Ivany Pinto Nascimento

Educação

Associado

DE

Doutorado

27.    Iza Helena Silva Travassos

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

28.    Izabel Maria da Silva

Educação

Adjunto

DE

Mestrado

29.    Jorge Ricardo Coutinho Machado

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

30.    José Carlos Martins Cardoso

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

31.    José Maria Soares Rodrigues

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

32.    Joselene Ferreira Mota

Ed. Física

Assistente

DE

Mestrado

33.    Karla Nazareth Corrêa de Almeida

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

34.    Laura Maria Silva Araújo Alves

Educação

Associado

DE

Doutorado

35.    Leandro Klineyder Gomes de Freitas

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

36.    Lúcia Isabel da Conceição Silva

Educação

Associado

DE

Doutorado

37.    Lucília da Silva Matos

Ed. Física

Adjunto

DE

Doutorado

38.    Maély Ferreira Holanda Ramos

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

39.    Maria Célia Barros Virgolino Pinto

Educação

Adjunto

40h

Doutorado

40.    Maria da Conceição dos S. Costa

Ed. Física

Adjunto

DE

Doutorado

41.   Maria da Conceição Rosa Cabral

Educação

Adjunto

DE

Mestrado

42.    Maria do Socorro Carneiro de Lima

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

43.   Maria do Socorro da Costa Coelho

Educação

Associado

DE

Doutorado

44.   Maria Izabel Reis Alves

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

45.    Maria Lenir Trevisan

Educação

Auxiliar

DE

Especialista

46.    Maria Ludetana Araújo

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

47.    Marilena Loureiro da Silva

Educação

Associado

DE

Doutorado

48.    Marta Maria Ferreira Barbosa

Educação

Auxiliar

40h

Especialista

49.    Maura Lúcia Martins Cardoso

Educação

Adjunto

40h

Mestrado

50.    Mônica dos A. C. de Rezende

Ed. Física

Assistente

DE

Mestrado

51.    Nilo Carlos Pereira

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

52.    Orlando Nobre Bezerra de Souza

Educação

Associado

DE

Doutorado

53.    Paulo Cézar de Lima

Ed. Física

Assistente

DE

Mestrado

54.    Paulo Henrique Façanha de Miranda

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

55.    Paulo Sérgio de Almeida Corrêa

Educação

Titular

DE

Doutorado

56.    Pedro Paulo de Araújo Maneschy

Ed. Física

Adjunto

DE

Doutorado

57.    Raimunda Lucena Melo Soares

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

58.    Raimundo Nonato Leite de Oliveira

Educação

Auxiliar

DE

Especialista

59.    Rosana Maria Gemaque Rolim

Educação

Associado

DE

Doutorado

60.    Rosely Cabral Giordano

Educação

Associado

DE

Doutorado

61.    Rosely Risuenho Viana

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

62.    Rosimê da Conceição Meguins

Educação

Associado

DE

Doutorado

63.    Salomão Antonio Mufarrej Haje

Educação

Associado

DE

Doutorado

64.    Selma Costa Pena

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

65.    Silvana Tabosa Salomão

Educação

Assistente

DE

Mestrado

66.    Sônia de Jesus Nunes Bertolo

Educação

Associado

DE

Doutorado

67.    Sônia Eli Rodrigues

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

68.    Sônia Maria da Silva Araújo

Educação

Associado

DE

Doutorado

69.    Sônia Maria Maia Oliveira

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

70.    Sônia Regina dos Santos Teixeira

Educação

Associado

DE

Doutorado

71.    Telma Cristina Guerreiro Pinto Barroso

Educação

Adjunto

DE

Doutorado

72.    Terezinha Fátima A. Monteiro dos Santos

Educação

Titular

DE

Doutorado

73.    Vera Lúcia Jacob Chaves

Educação

Associado

DE

Doutorado

74.    Wilson da Costa Barroso

Educação

Assistente

DE

Mestrado

75.    Welington da Costa Pinheiro

Ed. Física

Adjunto

DE

Doutorado

76.    Zenilda Botti Fernandes

Educação

Adjunto

40h

Doutorado

 

Quanto à vinculação, dos 76 (setenta e seis) professores efetivos, 62 (sessenta e dois) atuam na Faculdade de Educação, e 14 (catorze) na Faculdade de Educação Física, atendendo também disciplinas dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Letras (Habilitação em Língua Portuguesa, em Língua Francesa, em Língua Inglesa, em Espanhol e em Alemão), Matemática, Filosofia, Geografia, Artes Visuais, Química, Física e Biologia. Além de atuarem nas faculdades referidas, 15 desses professores também atuam no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED do ICED. Quanto ao regime de trabalho, 72 (setenta e dois) professores ou 94,7% atuam com Dedicação Exclusiva à UFPA 04 (quatro) ou 5,2% atuam em regime de quarenta horas

 

Titulação

 

SUBUNIDADE

Doutores

%

Mestres

%

Especialistas

%

Total

FAED

46

74,1

13

20,9

03

4,8

62

FEF

08

57,1

05

35,7

01

7,1

14

TOTAL

54

71,0

18

23,6

04

5,2

76

Fonte: Plano Acadêmico – 2017

Os professores efetivos do ICED são em sua maioria doutores (71%) conforme prevê a LDB como formação mínima para atuação no Ensino Superior. No entanto, ainda persistem 23,6% dos professores com apenas mestrado e 5,2% com especialização. A UFPA e o ICED têm desenvolvido esforços no sentido de propiciar a formação de todos os professores em nível de Doutorado, incentivando por meio da licença remunerada durante o período de formação.

 

 Regime de Trabalho

Os professores de ensino superior da Universidade Federal do Pará estão vinculados a três Regimes de trabalho. São eles:

Dedicação Exclusiva

Mínimo de 16 (dezesseis) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes sem envolvimento com projetos de ensino, pesquisa e extensão, administração, e mínimo de oito horas semanais, de aulas efetivas, para docentes que desenvolvem atividades de administração e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

Tempo Integral

Mínimo de 20 (vinte) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes sem envolvimento com projetos de ensino, pesquisa e extensão, administração, e mínimo de 10 (dez) horas semanais, de aulas efetivas, para docentes que desenvolvem atividades de administração e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão.

 

Tempo Parcial

Mínimo de 10 (dez) horas semanais de aulas efetivas.

No quadro efetivo do Instituto de Ciências da Educação há 76 (setenta e seis) professores em regime de Dedicação Exclusiva, 4 (quatro) em Tempo Integral e 1 (um) em Tempo Parcial.

Encargos

Ensino

A carga horária de ensino está dividida em três tipos: aula efetiva, preparação e orientação.A sua alocação nos planos de trabalho dos professores obedece a seguinte proporção:- Uma hora de preparação para cada hora-aula em nível de graduação e duas horas de preparação para cada aula em nível de pós-graduação.

- Duas horas semanais de orientação por trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC) e por trabalho de conclusão de curso de especialização.

- Três horas semanais de orientação por dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado.

Podem ser contabilizadas até 10 (dez) orientações de qualquer natureza, seja TCC, monografia, dissertação e/ou tese, sem comprometimento da obrigatoriedade de cumprimento de oito horas semanais de aula efetiva prevista no art. 57 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Este regulamento não se aplica a docentes de Tempo Parcial, que só podem ter contabilizadas até duas horas de orientação de TCC.

Projetos de ensino, pesquisa e extensão

A carga horária destinada a estas atividades é de até 20 horas.Em 2013, estão em andamento no ICED 33 projetos de pesquisa, 13 projetos de extensão e um projeto de ensino, todos com alocação de carga horária entre 10 e 20 horas.

Além dos projetos com alocação de carga horária, há 8 (oito) projetos em andamento sem alocação de carga horária, sendo um de pesquisa, 5 (cinco)de extensão e 2 (dois)de ensino.

 

Administração

As atividades de administração compreendem atividades de direção, com liberação de carga horária de 40h semanais para dirigentes de unidade acadêmica ou subunidade,ou coordenação,com liberação de carga horária de 10h para coordenações específicas: estágio, laboratório, entre outras.Considera-se ainda atividade administrativa aquela resultantes da participação nas instâncias de gestão colegiada, a saber: Conselhos das faculdades dos cursos de graduação e Colegiados dos cursos de pós-graduação stricto sensu na proporção de 1h (uma hora) semanal pori instância colegiada,colegiados intermediários (Congregação do Instituto) e superiores (CONSUN, CONSEPE),com 2h (duas horas) semanais. Havendo acumulação de representação poderão ser alocadas no máximo 4h (quatro horas) semanais para esta modalidade de atividade.

Apoio ao docente

Todos os professores do Instituto de Ciências da Educação são beneficiados por uma cota de 600 cópias/ano em impressora laser, no laboratório de informática de uso restrito aos docentes, para incremento de suas atividades de ensino. O objetivo é transferir para a instituição os encargos com a reprodução de materiais necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão e, assim, contribuir com a melhoria das condições de trabalho dos professores.

De forma complementar e na medida dos recursos de custeio previstos na Matriz Orçamentária, o Instituto de Ciências da Educação auxilia na realização de eventos de ensino, pesquisa e extensão organizados por professores e estudantes

A Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria Pesquisa, esta em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP, dispõem de linhas de financiamento para a realização de eventos, que podem ser acessadas por via de editais, como o PAEV – Programa de Apoio à Realização de Eventos. Solicitações de apoio de pequeno porte, como material de consumo, são constantemente atendidas sem a exigência de submissão de propostas a editais específicos.

Em âmbito nacional, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, conta com o Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP. A partir de 2010, além de eventos de curta duração vinculados a programas de pós-graduação, o Programa ampliou seu raio de atuação incorporando a formação e a melhoria do quadro docente da Educação Básica.

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