Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ICED Inaugura sala de leitura

No dia 28 de maio de 2018 a Direção do Instituto de Ciências da Educação inaugurou a Sala de Leitura do Pavilhão FP, onde se encontram salas especiais que servem aos cursos de graduação do Iced: laboratórios de informática, laboratório pedagógico e brinquedoteca.

A sala de leitura se constitui num espaço acadêmico que pretende proporcionar aos estudantes dos cursos experiências que transgridam àquelas que vivenciam nos espaços tradicionais, como as salas de aula. À leitura acadêmica, predominante em todos os cursos, pretende-se incentivar a leitura literária, de vários gêneros e públicos, além de outras práticas que conectam os estudantes à cultura escrita, como jornais, quadrinhos etc.

Como afirma Souza (2017), "a necessidade de espaços para a prática de leitura no curso de Pedagogia vai para além de uma simples biblioteca – espaço já existente no ICED, é antes um local onde se possa ter – além do acesso a um bom acervo de literatura voltada para crianças e jovens – atividade de pesquisa, oficinas de práticas de leitura, ações voltadas para a comunidade não universitária, além de um espaço de acolhimento ao estudante em horários que não estejam em sala de aula".

Assim, a Sala de Leitura serve a múltiplos objetivos e pode acolher experiências formativas diversas: leitura fruição, leitura estudo, leitura informação, com mediação ou sem mediação, enfim, é um espaço aberto à criação e à inventividade.

O projeto nasce do diálogo de professores e estudantes com a Direção do ICED, por intermédio da Professora Eliana Felipe e da Professora Dalva Valente, que acolheu a proposta e buscou os caminhos institucionais para viabilizá-la.

Durante a solenidade de inauguração a Direção do ICED lançou a campanha "Doe livros, compartilhe conhecimento!", com o propósito de incentivar a doação de livros já lidos e, por sua vez, a constituição de um acervo de livros de literatura na Sala de Leitura.

Fim do conteúdo da página